Orientações gerais para quem vai viajar ao exterior
Nos últimos anos, vários países têm adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros em seus territórios.
Seu destino
Leia mais sobre o seu destino
Vistos
A emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Todo país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência.
Saúde do viajante
Antes de viajar, é importante conhecer os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte, sempre, seu médico para uma avaliação, principalmente caso possua alguma doença.
Segurança do viajante
A situação geral de segurança varia muito no mundo. Cada país possui diferentes condições de segurança.Em alguns destinos, a criminalidade é muito baixa.
Trabalhar em outros países
Cidadãos brasileiros que pretendem trabalhar em outros países devem estar cientes da legislação trabalhista do país escolhido e obter toda a documentação necessária.
Estudar em outros países
As leis de cada país determinam em que condições um estrangeiro pode trabalhar em seu território.
Imigrar para outros países
As leis de cada país determinam em que condições um estrangeiro pode permanecer em seu território. Cidadãos brasileiros devem, sempre, obter o visto correto para o objetivo da viagem.
Viagem de menores brasileiros ao exterior
Por força de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), menores brasileiros poderão viajar ao exterior apenas se estiverem acompanhados de ambos os genitores.
Mulheres em viagens ao exterior
Diferenças culturais e religiosas podem afetar mulheres que viajam ao exterior, especialmente se estiverem desacompanhadas.
LGBT em viagens ao exterior
A tolerância e o respeito aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) variam de país a país.
Idosos em viagens ao exterior
Cidadãos idosos devem ter cuidado redobrado em suas viagens ao exterior, sobretudo no que se refere aos aspectos de saúde.
Pessoas com deficiência em viagens ao exterior
O Brasil possui, atualmente, mais de 46 milhões de brasileiros com deficiência intelectual, motora, visual e auditiva, conforme o Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro.
Brasileiros com dupla nacionalidade em viagens ao exterior
O Ministério das Relações Exteriores recomenda aos brasileiros que são titulares de passaportes emitidos por outros países, dos quais possuem a nacionalidade.
Mochileiros em viagens ao exterior
O número de mochileiros de nacionalidade brasileira tem aumentado significativamente. Pela natureza de suas viagens, mochileiros podem estar sujeitos s situações de vulnerabilidade.
Viagens ao exterior com animais domésticos
Cada país tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de animais domésticos em seu território. É muito importante que o proprietário planeje com antecedência a viagem.
Viagens em cruzeiros marítimos
Todos os anos, mais de 600.000 brasileiros embarcam em navios de cruzeiro. Muitos embarcam como turistas, rumo a destinos internacionais.